Lee Minho (esq.) e Lee Jongsuk foram escolhidos como as estrelas coreanas mais populares na China |
Desde esta segunda-feira, 1° de agosto, o Escritório Geral de Radiodifusão e Televisão da China ordenou às emissoras locais o cumprimento de um conjunto de diretrizes que proíbe a participação de celebridades coreanas na mídia chinesa. As medidas também impõem restrições para a realização de shows, que devem ter como público, no máximo, 10 mil fãs.
De acordo com o relatório da agência de notícias Sports Chosun, as empresas de entretenimento coreanas foram forçadas a cancelar aparições agendadas de seus artistas na TV chinesa. Além disso, todas as cenas que incluíam as celebridades estão sendo editadas. Fontes da indústria ainda teriam afirmado que os contratos das estrelas Hallyu na China estariam sendo anulados.
A imprensa coreana atribui a proibição ao crescente sentimento de tensão nas relações sino-coreanas, desencadeada pela decisão de Seul em implantar o THAAD, mesmo após a oposição da China.
>> O que é o THAAD <<
Entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Coreia do Norte realizou testes nucleares e lançou um satélite na órbita terrestre, o que fez com que a vizinha, Coreia do sul, mostrasse um novo nível de interesse na defesa de seu espaço aéreo. As autoridades de Seul estão em discussão com os EUA sobre a possibilidade de implantação do sistema THAAD (uma espécie de escudo antimísseis móvel, utilizado para a proteção de lugares estratégicos, como aeroportos e centros com grande circulação de pessoas) para interceptação de possíveis ataques. A China, aliada da Coreia do Norte, se manifestou contra a implantação do sistema.
Informações: Korean Herald e The National Interest
Confira a opinião dos k-netizens sobre o assunto:
Rumores de que a China está restringindo as estrelas Hallyu
da TV... provavelmente relacionado ao Thaad
Artigo original: Yonhap News via Nate Tradução para o inglês: Netizen Buzz
1. [+463, -127] Não culpem nosso governo por isso. É culpa da China, não fizemos nada de errado para merecer isso.
2. [+393, -29] Entendi
3. [+32, -5] Então, podemos ter v*dias como Fei e Victoria banidas da nossa TV também.
4. [+24, -6] Terminaremos como escravos, se aceitarmos tudo o que a China quer. Temos que fortalecer nosso próprio mercado econômico sozinhos.
5. [+23, -6] ㅋㅋㅋㅋㅋBom.
6. [+16, -3] O mar do sul da China, o Thaad, o rochedo de Socotra - nós deveríamos banir os chineses da nossa TV também.
7. [+12, -4] Tenho certeza de que algumas estrelas Hallyu ficarão tristes sobre isso, mas não afeta realmente o restante de nós. ㅋ E, aos poucos a quem isso afeta de verdade, eles já são ricos o suficiente para não nos preocuparmos com eles.
8. [+9, -2] Fei, Victoria, Lay, Zhou Mi, não os deixem promover na Coreia também. Olho por olho.
Comentários dos I-nets no Netizen Buzz:
[+147] Pelo que eu entendi, cidadãos chineses em grupos de kpop estão ok para promover, contanto que estejam contratados por estúdios chineses. Pessoas nos weibos da Vic e do Lay estão dizendo que "o país deles os apoia". Não é realmente um banimento tanto quanto são restrições, mas estou vendo muitas informações contraditórias.
[+118] Isto parece apenas racista. Onde estão os I-nets com seus comentários de "xenofobia" agora? Ou isso só se aplica aos coreanos?
[+24] Eles são da mesma raça... Além disso, trata-se de uma ação política por causa da questão do Thaad e de outras coisas, não porque eles, de repente, decidiram que odeiam os coreanos ou algo do tipo, lol. Claro, xenofobia existe, mas não é a razão pela qual eles estão fazendo isso.
>>> [+170] Você ao menos sabe sobre o que é essa "questão do Thaad"? A China está com raiva que a Coreia está criando tecnologias para melhorar as defesas do espaço aéreo coreano, pois parece um movimento de espionagem americano. Então, a China é a única que pode criar os próprios mísseis e mais, cometer apropriações excessiva de terras, enquanto outras nações não podem nem cuidar da própria segurança? Eles podem banir artistas se não estiverem sob contrato de empresas chinesas, mas mantêm seus próprios artistas se apresentando em todos os lugares? Se não é um tanto sinocêtrico e xenofóbico, então, eu não sei como chamar isso.
Comentários